sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O segundo dia...

Olá amigos da TV Diário!

Fiquei sem dar notícias no blog por problemas de comunicação. Essa história que também é interessante eu conto a partir do ponto em que paramos. Então vamos ao segundo dia da aventura!

PUNTA ARENAS

Punta Arenas nos recebeu com sol forte, mas com temperatura que não passava dos 12 graus, e olha que isso é quase calor para quem mora aqui.

O simpático município com 113 mil habitantes e tranqüilidade que lembra Guararema é considerado ponto estratégico por que está situado no extremo sul do Chile, o que encurta a distância até o continente gelado. É daqui que irá partir o avião da Força Aérea Brasileira levando os militares, pesquisadores, convidados como nós e toda a carga de suprimentos para as pessoas que já se encontram desde o início do ano na estação brasileira Comandante Ferraz.

Este foi um dia livre para todos, e aproveitamos para conhecer um pouco mais da cidade. Turista em Punta Arenas passa fome se quiser, a alimentação aqui é muito barata inclusive nos restaurantes mais requintados. Enquanto os estabelecimentos especializados de São Paulo cobram em média de R$ 35,00 a R$ 70,00 por um belo peixe assado, nós aqui pagamos o equivalente a R$ 12,00 pelo mesmo prato, não é a toa que até repetimos o restaurante no jantar.

O município de Punta Arenas viveu uma época de ouro entre o final do século 19, e início do século 20 por causa da indústria de lã. As mansões, e as grandiosas construções marcam bem este período. Antes do Canal do Panamá ser aberto na América Central em 1914, o Estreito de Magalhães era o principal ponto de ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Hoje a economia gira em torno da criação de ovinos, da pesca, e da extração do carvão. Aqui também fica um dos principais portos do país, onde testemunhamos o pôr do sol mais bonito até agora. E você vai conferir a imagem na reportagem especial que estamos produzindo para a TV Diário.

Neste dia também conhecemos o pessoal da Marinha Brasileira que cuida de toda a logística da operação na Antártida. A tenente Haynnee Trad Souza é a encarregada de assessorar a imprensa e logo de cara nos perguntou se a nossa equipe visitou a chamada “Praça do Índio”. Como nem passamos perto, ela tratou de nos enviar correndo para lá. A explicação é a seguinte: a tal praça se chama na verdade Plaza Benjamin Munhoz Gamero. A principal atração aqui é um monumento em homenagem a Fernão de Magalhães, mas o turista que visita o ponto não quer saber do navegador espanhol não. Diz a tradição que quem visita Punta Arenas, precisa tocar o pé do índio, uma estátua de um indígena que também faz parte do monumento. Esse gesto garante um futuro retorno a Punta Arenas. Deve ser por isso que o coitado do pé está até gasto com tanta gente tocando. É claro que eu e meu colega, o repórter-cinematográfico Wilson Montanha cumprimos o ritual da coçadinha no pé do índio e já esperamos pela volta! Foi na praça que também resolvemos gravar o boletim para o Diário TV 2ª. Edição, e voltamos correndo para o hotel por que tínhamos que gerar o material a tempo para o telejornal em Mogi das Cruzes. A salinha de internet virou uma mini-redação. Vida de correspondente realmente não é moleza, mesmo num lugar fascinante.

A expectativa de todos é cada vez maior para o embarque no dia seguinte para o continente antártico, o que preocupa os coordenadores da operação é se as condições do clima lá vão permitir a aterrissagem do avião. Mas essa é uma outra história cheia de reviravoltas a ser contada.

Jorge penna disse...

Ola Tanida, gosto muito do programa Diario Ecologia e das suas reportagens, espero que o Montanha traga belíssimas imagens (como sempre).
Tenho uma crítica pra fazer! sei que deve haver muitas dificuldades de comunicação e tudo mais, mas seu blog está muito desatualizado, gostaria muito de saber mais histórias e ver mais fotos e imagens desta viagem, que apesar de gelada deve ser lindissima.
Fora isso, desejo uma ótima viagem para vocês dois e toda a equipe.
Espero ver mais imágens e até vídeos